Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.24/544
Título: Acolhimento familiar em Portugal e Espanha: uma investigação comparada sobre a satisfação dos acolhedores
Autor: Delgado, Paulo
López, M.
Carvalho, João M. S.
Vallerebelo, J. F.
Palavras-chave: Bem-estar da criança
Acolhimento familiar
satisfação dos acolhedores
Estudo comparativo
Data: 2015
Citação: Delgado, P., López, M., Carvalho, J. M. S., & Vallerebelo, J. F. (2015). Acolhimento familiar em Portugal e Espanha: uma investigação comparada sobre a satisfação dos acolhedores [Family foster care in Portugal and Spain: a comparative research on foster carer’s satisfaction]. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology: Research and Review, 28 (4), 840-849.
Resumo: Este estudo apresenta uma comparação entre as experiências de famílias de acolhimento de Portugal e Espanha, avaliando-se a sua satisfação com a informação recebida antes do acolhimento; a preparação da criança para o acolhimento; os apoios técnico e financeiro; e a evolução do processo de acolhimento. Pretende-se contribuir para melhorar e promover a medida de acolhimento familiar nos dois países. Os processos de acolhimento familiar dependem de fatores históricos e culturais que produzem diferenças importantes nos diversos contextos internacionais. Assim, foram realizadas entrevistas em duas amostras aleatórias constituídas por 52 famílias de acolhimento em Portugal e 46 na Espanha, cujos resultados foram comparados através de testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Os acolhedores, em ambos os países, mostraram um elevado grau de satisfação com o processo de acolhimento. No entanto, em Portugal, existe maior preocupação com o fraco apoio financeiro, as informações não fornecidas pelos serviços de acolhimento ou a má preparação da criança para o acolhimento. Por fim, são apresentadas sugestões para a melhoria da gestão e implementação desta resposta social.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.24/544
DOI: 10.1590/1678-7153.201528423
ISSN: 1678-7153
Aparece nas colecções:Artigos em revistas indexadas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ISI-04 - DELGADO, LÓPEZ, CARVALHO & DEL VALLE (2015) Acolhimento familiar em Portugal e Espanha.pdf411,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.